domingo, 22 de janeiro de 2017

Dicas de Curtas - A Casa de Pequenos Cubinhos


Oi meus amores, hoje trago uma coluna nova para o Dicas da Isa e espero que gostem.  A ideia é trazer a cada 15 dias um curta para vocês com minha resenha, claro.  Porque eu devo ver curtas Isa? Eu acho que temos curtas incríveis por ai e que merecem ser vistos, tomam pouco tempo do nosso dia e ainda passam uma mensagem ou uma lição bem bonita na maioria das vezes. Vamos então a minha primeira indicação:

Titulo: A Casa de Pequenos Cubinhos
Diretor: Kunio Kato
Ano de Produção: 2008
Gênero: Anime, Animação, Drama, Família.
Classificação:        
Sinopse: Conta a história -- sem diálogos -- de um velhinho que vive solitário em uma cidade inundada. À medida que a água sobe o senhor eleva sua casa com pequenos tijolos em forma de cubos, para se mante fora do nível do lago sobre o qual vive. Então um dia seu cachimbo favorito cai e vai parar em um andar mais baixo de onde sua real moradia encontrava-se naquele momento. Muito apegado ao cachimbo ele decide comprar uma roupa de mergulho e ir atrás dele. Ao mergulhar passa a reviver toda sua historia, de sua família, e claro da casa, cujos vários andares estão submersos.


Um curta que diz tanto em apenas 12 minutos. Não tem como não viajar com o personagem pelas suas memórias e ir percebendo que a vida vai ficando pequena, que a gente vai perdendo coisas sem se dar conta. É um curta sem diálogos, simples, lindo e reflexivo.
Pude observar que o mergulho do personagem é uma metáfora, do tempo, das lembranças, cada mergulho que o personagem dá é uma lembrança. Me fez perceber que as memórias não deixam de existir, o resto o tempo ( ou a água) levam embora. É incrível.
Tirem 12 minutinhos do seu tempo para ver essa obra que ganhou o Oscar de Melhor Curta Animação de 2009. Vale a pena. Irei deixar o vídeo aqui em baixo para assistirem. Espero que tenham gostado e até a próxima.


4 comentários:

  1. Isa eu amo curtas, preciso assistir esse 😍
    Deixa eu te dar uma dica, procure pelo curta Trabalho Interno (Inner Workings) ele foi dirigido por um brasileiro, é sensacional e está sendo cotado para concorrer ao Oscar 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luke, acho bom assistir minhas indicações. haha
      Vou procurar sim e venho trazer resenha para vocês.
      Obrigada, beijos

      Excluir
  2. Isa!
    Que lindooooo!
    Amei esse curta! Menina, só agora me dei conta de que vi poucos na vida.
    Ótima escolha para o início da coluna...Como 12 minutos podem nos trazer tantas reflexões não é mesmo?
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercita.
      Exatamente por isso criei essa coluna para mudar isso.
      12 minutos podem dizer muita coisa, haha.
      Beijos e obrigada pelo carinho

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram