terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Resenha- A Última Carta de Amor

Título: A Última Carta de Amor   
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 384
Ano: 2016
Editora : Intrínseca
Onde Comprar: Amazon // Submarino
Pontuação:     

Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento, como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento.

“Você me faz querer ser uma versão melhorada de mim mesmo”.

O livro se passa em duas épocas, Jennifer Stirling, que vive na década de 60 e Ellie Haworth, que vive nos anos 2000. No inicio fiquei um pouco confusa, mas no decorrer da obra você vai percebendo que as duas historias se entrelaçam.
Jenni é casada, homem de negócios muito importantes na época o que o torna rico, vem de boa família que é muito conhecida. Jeni sofre um acidente e é ai que sua vida muda completamente, ela vai encontrar cartas de alguém que assinava com um B. Com isso ela vai questionar quem ela era, o que ela fez? Não amava o marido, para ter um amante?  E é nessa descoberta que ela faz dela mesmo que eu me apaixonei pela personagem.
Do outro lado temos Ellie, jornalista de um jornal renomado, tem amigos, uma boa estabilidade, mas no amor ela não é tão bem resolvida, pois é amante de um cara casado. O que a afeta diretamente, pois é uma relação na qual é difícil ter um futuro no qual Ellie imagina, e isso faz com que amigos se distanciem, faz com que seu rendimento no trabalho caia. O relacionamento esta sugando literalmente todas as suas energias, e será que ela vai se dar conta disso? E sair enquanto da tempo?

“Que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível “.

Jojo trabalha com temporalidade, temos duas épocas diferentes, duas mulheres que tem o amor, que possui historias semelhantes, mas apenas um destino. A autora simplesmente apresentou as duas historias muito bem, sem deixar nada faltando, sem falar que ela apostou no leitor e na sua percepção e quando menos se esperou nos surpreendeu.
Gostei de ver esse lado da autora, não focando só na mocinha, mas em duas mulheres, com historias que se interligaram no futuro, com um ar de realidade.Gostei também de Jojo ter apresentado personagens que tem suas qualidades, mas que tem também suas fraquezas, seus defeitos, como qualquer um de nós.Achei lindo, que entre um capitulo e outro, temos bilhetes, cartas, e-mails, mensagens do facebook, de homem para mulher. 

“Nunca vou deixar de amá-la. Nunca amei ninguém antes de você e nunca haverá ninguém depois”.

Concluo recomendando esta obra, que nos mostra erros,perdas, escolhas, destino e amor. Pode um amor verdadeiro ser paciente? Quem somos nós para não acreditar no destino? Nas idas e vindas da vida? Se for fã de romance, se aventure nessa obra, mas prepare seu coração para as surpresas que vai encontrar, pode até se emocionar.

“ Compreendia que havia gente para quem o outro era a parte que faltava”. 

Um comentário:

  1. minha mae me deu de presente de natal mas ainda nao li
    parece otimo o livro
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram