sábado, 1 de outubro de 2016

Dica de Filme - Túmulo dos Vagalumes

Outubro chegou e com ele o dia das crianças e o dia do terror, por isso este mês estará bem diversos os assuntos por aqui, pretendo trabalhar com os dois temas e espero que gostem. Para começar escolhi um filme super lindo para vocês assistirem, confira: 

Titulo: Túmulo dos Vagalumes
Ano de Produção: 1988
Dirigido por: Isao Takahata
Duração: 88 minutos
Gênero: Anime, Drama, Guerra, História
Classificação:     
Sinopse: Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.




A historia começa pelo final e nos minutos que ocorre você já entende como vai ser um filme emocionante. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, no Japão. Época em que ocorreu o bombardeamento de Kobe. Conhecemos então os dois irmãos: Seita um garoto que por vezes você vai achar que é um homem, pois ele é corajoso e faz de um tudo para proteger sua irmã da guerra e Setsuko uma garota amável, feliz e que encanta todos ao seu redor. Eles tem um único objetivo como todos daquela época que é sobreviver aos bombardeios feitos pelos aviões de guerra. Eles contam com a ajuda da mãe, já que o pai está lutando em guerra, mas as coisas vão piorar.  E o irmão mais velho vai ter que fazer de um tudo para sobreviverem e para cuidar da sua irmã.
Eles acabam se hospedando na casa de uma tia distante, mas pelo fato de Seita não procurar emprego e se “acomodarem” na casa dessa tia, começa a incomoda-la e com isso ela começa ser muito grosseira e rude com os irmãos. Vale lembrar que em tempos de guerra é dificílimo encontrar comida, então vemos dois irmãos sem teto e sem comida sozinhos em meio a uma guerra. Mas as coisas mudam quando Seita acha um abrigo no meio do mato e ali eles fazem o lar deles, algo bem precário e triste de se ver. Com o tempo a comida vai ficando cada vez mais escassa e com isso ele se vira como poder para poder sobreviver com a irmã.
Só que Seita fica muito doente, pelo fato da situação precária em que estão vivendo e pelo fato de estarem sem comida. E é ai que o coração aperta ainda mais e juro que deu vontade de trazer eles para morarem comigo, pois vemos vários personagens ao decorrer do filme que se negam ajuda-los, que são negligentes com eles e o fato de estarem no meio de uma guerra não justifica o ato de crueldade.
E o que encanta nesta historia é a simplicidade das pequenas coisas, como pegar vaga-lumes para dar luz ao abrigo que eles dormiam, como uma caixinha de lata que continha balas de frutas e por vezes alimentou a Setsuko e matou sua fome por um tempo, a simplicidade de comer ameixa em conserva. É um filme simples, profundo, que retrata a vida das pessoas no Japão na Segunda Guerra Mundial, a vida de quem tentou de tudo para sobreviver em meio ao caos. Um historia de sobrevivência incrível, uma historia de amor incondicional entre dois irmãos, não poderia de pedir para vocês derem uma chance a este filme ele é incrível você vai se emocionar e vai amar esses irmãos que por varias vezes quis abraçar e dar comida a eles. Recomendado! 

3 comentários:

  1. Olá, eu não conhecia esse filme, mas achei bem fofo...vou anotar para conferir também!

    Obrigada pela dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, de nada flor.
      Não deixe de assistir é lindo!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Isa, não conhecia e fiquei bem curiosa! muito mesmo!
    Valeu a dica! beijoo

    ResponderExcluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram