quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Resenha- O Oitavo Vilarejo

Título: O Oitavo Vilarejo
Trilogia: As Aventuras de Tibor Lobato
Autor: Gustavo Rosseb
Páginas: 224
Ano: 2016
Editora : Jangada
Onde Comprar: Americanas // Submarino
Classificação:    

Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.



Uma aventura que vai fazer você devorar o livro e pedir mais.
Aqui conhecemos Tibor Lobato e sua irmã Sátir, eles ficam órfãos depois de um terrível acidente que acontece com seus pais, dois anos se passam para sua avó Guilde finalmente tirarem eles de lá e leva-los para morar com eles, num vilarejo no meio do nada.
No inicio eles acham tudo muito estranho, até conhecer e se apaixonarem pela sua avó, e quem não se apaixonaria por essa senhora tão simpática, que enchem eles de amor e carinho e o mais importante muita comida, (acho que é mal de vó, haha).
Logo em seguida eles conhecem um garoto um pouco mais velho que eles, O Rurique ajuda a Dona Guilde no sítio e logo faz amizade com os irmãos Lobato. E é ai que a historia começa, pois todo vilarejo tem suas lendas, e Rurique conhece bem elas e numa noite com céu estrelado e uma fogueira com batata-doce (delicia) ele conta uma dessas lendas, que sempre acontece na quaresma, e é a partir daí que o autor nos apresenta para o folclore brasileiro. Com direito a Boitatá, Cuca, Mula Sem Cabeça, Saci Pererê e muito mais.
Fica difícil dar mais detalhes para vocês sem dar spoiler. O que posso dizer é que vocês vão se aventurar com esses três amigos, e vão amar. Pois são crianças que não deixam de ter certo medo, e inocência sobre o assunto. Mas o que eles nos mostram é coragem, é o valor da amizade e a esperança de que tudo no final acaba bem ao menos até a próxima quaresma, haha.  
Este livro me lembrou de sítio do pica pau amarelo, mas de uma maneira inovadora e divertida. O problema do livro é que o autor faz você se envolver com os personagens e faz com que você devore o livro, e ele acaba num piscar de olhos e você fica pedindo mais. Sério já preciso do segundo pra ontem, haha.
Fico boba com a qualidade de escritores brasileiros que temos, este é mais um livro que leio e me surpreendo. Por isso digo, deem uma chance para os nacionais, vale a pena. E leiam este livro, eu recomendo de mais. Para você que gosta de aventura, para você que quer rever o folclore brasileiro. É uma historia incrível.

“Siga sempre seu coração! A razão é importante, mas o coração é a fonte de tudo. Siga-o e você estará seguindo o caminho certo, seja qual for a sua decisão. Acredite nisso.”
Pág. 114 

6 comentários:

  1. Eu ouvi falar sobre esse livro e achei muito interessante a inclusão do folclore brasileiro na trama. Sempre fico com medo de que isso seja forçado mas pelo que você diz não é o que acontece. O único livro que li com menções foi um do André Vianco. Acho bacana autores brasileiros darem valor a isso.Adorei o post, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami, não é forçado. O autor soube colocar muito bem os personagens, e realmente é incrível reviver o folclore, obrigada. beijos

      Excluir
  2. Uma versão inovadora do Sítio do Pica-Pau Amarelo já me interessou. Penso que não deve ser à toa que o sobrenome dos personagens seja Lobato. Achei fantástica a possibilidade de reencontrar personagens como Boitatá, Cuca, Mula Sem Cabeça e Saci Pererê. Adorei a premissa do livro e a sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, é fantástico mesmo. Dê uma chance a este livro , vai valer a pena te garanto. Beijos

      Excluir
  3. Ooi!

    Acho que essa é a terceira resenha que leio desse livro, e todas positivas. Ele parece ser até legal, mas confesso que não cativou a ponto que me interessar a ler ele.
    ainda assim, fico feliz que também tenha gostado.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, realmente tem muita resenha boa por ai. Uma pena que não se interessou, é uma historia fascinante. Beijos

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram