terça-feira, 19 de julho de 2016

Resenha - Escravas de Coragem

Título: Escravas de Coragem
Autora: Katheleen Grisson
Páginas: 331
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Onde Comprar: Submarino / Americanas
Pontuação:       Favoritado!
Sinopse: Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça.
Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos.
Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.


Um livro para te surpreender do início ao fim
A obra nos conta sobre Lavinia (que nome lindo) que perde seus pais e é separada do irmão. Logo em seguida é levada para uma fazenda na Virginia, Lavinia uma escrava branca passa ser criada por Belle, filha ilegítima de James Pyke, o capitão. D. Martha esposa do capitão e seu filho Marshal tem uma crença de que a Belle é amante do seu marido. E mesmo Lavinia amando a Belle ela chama a Mama Mae e Papa George de pais, casal de escravos mais antigos da fazenda.
E assim se desenvolve a historia, contada por Belle e Lavinia. O que me choca é a realidade em que se passa no livro, é triste. A obra se passa entre 1791 a 1810, nos mostrando, portanto toda a realidade da escravatura daquela época. O capitão vivia viajando para tratar de negócios, sendo assim quem cuidava da fazenda era o capataz Rankin (que eu quis arrastar a cara dele no asfalto, várias vezes) um cara que abusava de mulheres e maltratava os homens por diversão.
Os personagens desta historia são muito bem estruturados e extremamente humanizados. Inesquecíveis! São fortes e carismáticos, cada um tendo sua personalidade e seu papel crucial para a história. O tempo todo, suas escolhas causam consequências que ora serão solucionadas ora não, e só a força e o carinho da família fará com que superem.
E eles sofrem e como sofrem, quando você acha que já morreu gente de mais, que já teve sofrimento de mais. A autora faz questão de esfregar na nossa cara que tem mais por vir. E isso faz você devorar as paginas do livro. Mas não se engane achando que é só tristeza que temos aqui, temos também muito amor, muita luta muita felicidade, muita solidariedade não ligando para a cor. Temos uma lição sobre o quão importante é a família, que não importa os problemas, as dificuldades, eles sempre estarão conosco.
Você vai torcer por esses personagens, vai querer socar a cara deles às vezes. Mas não tem como não adora-los, não torcer por eles.  Foi o primeiro livro que li sobre a escravidão, a autora nos mostrou a realidade de uma época, de uma historia que realmente existiu. Ela estudou e pesquisou muito para a historia ser fiel a aquela época. O final desta historia não poderia ser diferente, e agradeci por finalmente eles aprenderem com tudo que se passou, que Lavinia cresceu, amadureceu, deixou de ser tão ingênua.
E acho que isto fez sua obra ser tão incrível, sem duvidas é uma obra que indicarei e que guardarei no meu coração para sempre. Leiam este livro, por favor! 

"A família deixa a gente forte nas hora de aperto. A gente fica tudo junto, ajudando uma ao outro. Esse é o verdadeiro sentido de família. "
Pág.147

2 comentários:

  1. Gosto muito de livros assim, acho que retratar essa época tão cruel faz ver o quanto o preconceito é absurdo. Te recomendo A Invenção das Asas da Sue Monk Kidd, fantástico também. beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não gosto de romances, porém os romances históricos me chamam muito a atenção. Gostei bastante da sua resenha e para você ter favoritado o livro deve ser muito bom mesmo!
    Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram