terça-feira, 29 de setembro de 2015

Resenha - Como Eu Era Antes de Você


Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Submarino // Americanas
 Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥  Favoritado!
Sinopse:
Como eu era antes de você - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Nem tenho palavras para dizer o quanto este livro é lindo e o quanto me tocou! Logo de cara já digo, com todo meu coração, que ele entrou para os favoritos e que sua história me marcou e me emocionou de uma forma que pouquíssimos livros conseguiram! Este é o primeiro livro de Jojo Moyes que leio, mas já virei fã.

Li este livro no finzinho de 2014 e que grata surpresa, este livro me destruiu e me reconstruiu, me jogou no chão, pisou em cima... Mas me encheu de coisas boas também. A autora abriu todo um leque de possibilidades e sentimentos dentro de mim. Pois Jojo Moyes não fala apenas de morte, renuncia doação, mas fala também de novas oportunidades, amor, e esperança.

Como Eu Era Antes de Você me fez chorar, rir e refletir. Me apaixonei pelos personagens e a trama ficará gravada na memória por muito tempo. Ele não te traz uma história e sim uma experiência de vida. No livro conhecemos Will Traynor Louisa ClarkWill era um homem ativo e cheio de vigor, que adorava aventuras. Mas sua vida muda completamente quando, em uma noite chuvosa, sofre um acidente. Desde então fica tetraplégico. Dois anos depois, Louisa, desempregada, acaba conseguindo um emprego como cuidadora para um deficiente, que por acaso é Will. Ela tem um contrato de trabalho de seis meses, e é justamente neste período que tanto sua vida, quando a de Will irão mudar para sempre, e eles jamais serão os mesmos.

Jojo aborda temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou limitações. Trazendo-nos diversos pontos nos quais podemos refletir sobre o que é certo e errado, e em diversos momentos nos mostrando de forma muito esclarecedora como é possível sim um tetraplégico, ou alguém que possui algum tipo de deficiência semelhante, viver! Vemos em diversas passagens do livro a dificuldade que se tem para chegar a lugares ou para conseguir determinadas coisas. E principalmente, como é triste a percepção das limitações.

A autora usou uma linguagem de fácil compreensão e muitos elementos interessantes que nos ajudam a compreender pelo que Will está passando e como sua dor e tristeza chegam a um limite insuportável. Eu realmente fiquei impressionada. Louisa chega em um momento na vida de Will no qual ele mais precisava, e é lindo ver o quanto ambos mudam, sem nem ao menos perceber. Achei lindo o modo como mudam a vida um do outro e como Will, mesmo em sua condição, mostra para Loiusa como é importante que ela amplie seus horizontes e cresça... E mude! Louisa também tem um papel fundamental para este homem já sem esperanças. Ela lhe mostra possibilidades, lugares a que pode ir, coisas que pode fazer... E lhe mostra como é possível ser feliz. Ambos descobrem o amor de uma forma tão bonita, que chega a doer.

Chorei como se jamais fosse ler um livro tão belo em toda minha vida. Chorei com a dor da despedida. Eu fiquei verdadeiramente destruída. E encantada! Simplesmente amei este livro. Poderia falar e falar sem parar e mesmo assim não conseguiria exprimir tudo o que senti o que pensei e o que gostaria de dizer sobre o livro. Jojo Moyes fez um excelente trabalho, e escreveu um livro maravilhoso, do qual só posso agradecer por ter lido. Eu recomendo de mais este livro, leiam, pois eu estou pensando em reler.  
Lembrando que, vai sair a continuação já avisei aqui no blog e para saber mais é só clicar aqui

8 comentários:

  1. Eu não tenho vontade de ler esse livro, sempre ouço falarem muito bem. Mas não é o meu gênero, sei que vou chorar e to fugindo rss
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, pois é. Mas eu recomendo de mais. Não ando nessa vibe de chororó também. Mas é muito bom o livro.
      Beijos

      Excluir
  2. Estou absolutamente LOUCO para ler esse livro. Pelo que parece, TODOS que leram gostaram e disseram que choraram, e meu deus, isso está me matando. Espero ler o mais rápido possível, e que eu também o ache digno de uma boa crítica e resenha. Aliás, a resenha ficou ótima, mas isso não é novidade porque você SEMPRE arrasa. Parabéns, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, muito obrigada. Comprei logo e leia e chore e entre pro clube que ama este livro, hahaha. Vale apena, estou mega ansiosa para a continuação e para o filme.
      Beijos

      Excluir
  3. Não faz muito meu estilo, parece tão sofrido, não sei :/
    Mas valeu pela dica, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, não é sofrido. O que é assim é o fim, mas é uma história linda.
      Beijos

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram