sábado, 24 de outubro de 2015

Dica de Filme: O Castelo Animado

Titulo: O Castelo Animado          
Ano de Produção: 2005
Dirigido por: Hayao Miyazaki
Duração: 119 minutos
Gênero: Animação, Aventura, Drama
 Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥   Favoritado!

Sinopse: Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha sem descanso na chapelaria que era de seu falecido pai. Numa de suas raras idas à cidade, ela conhece Hauru, o Mágico. Hauru é extremamente sedutor, mas de caráter duvidoso. Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira lança um terrível encanto sobre Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Aflita com sua situação, Sophie foge e se torna errante em terras desertas. Acaba por se deparar com O Castelo Animado de Hauru e, escondendo sua verdadeira identidade, consegue ser contratada para fazer serviços domésticos. A "velha senhora", misteriosa e dinâmica, logo dará nova vida à antiga habitação, na qual vivem apenas um jovem aprendiz, Marko e a pessoa responsável pelo Castelo, Calcifer, o demônio do fogo. Cheia de energia, Sophie faz milagres. Que fabuloso destino a espera? E se sua história com Hauru estiver apenas começando?


Hoje trago mais uma dica de filme e este eu já assisti inúmeras vezes e não me canso, é uma história muito linda. Vamos a minha opinião.
O filme conta a história da jovem Sophie que após uma visita um tanto quanto inusitada da Bruxa da Terra Vazia a loja de chapéus de sua mãe é transformada em uma velha de 90 anos. Sophie que sempre viveu presa no negócio que seu pai lhe deixou após a morte, resolve fugir e procurar o poderoso feiticeiro Howl, que havia salvado de homens mal intencionados que abordaram a garota enquanto ela fazia compras na feira da cidade.
Howl é um mago conhecido por seu gigantesco castelo andante, que está sempre cruzando as cidades. Além disso, o feiticeiro tem a fama de roubar o coração das garotas que o conhecem, já que estas não conseguem resistir ao charme e ao poder de atração que ele tem.
No meio do caminho ela encontra um espantalho o qual ela dá o nome de Cabeça de Nabo e ele começa a seguir a querida Sophie, ajudando ela quando precisa. Ao chegar ao castelo, Sophie descobre que o mago vive com o garoto Marcle e com Cálcifer, uma labareda de fogo que move o castelo e ainda promete fazer a jovem senhora retroceder até a sua idade atual caso ela consiga descobrir a ligação entre ele e o dono do castelo, que aceita de bom grado que a visitante se torne sua nova empregada doméstica.
Como condição da Bruxa da Terra Vazia, Sophie não pode contar a Howl que ela fora enfeitiçada, assim, com seu novo emprego no castelo, a velha garota vai descobrindo todas as maravilhas e encantamentos que o cercam, que vão desde portas mágicas até as várias personalidades de feiticeiro bonitão.
Howl há muito tempo, fez um acordo com um demônio, a qual ele deveria obedecer todas as ordens que reis o dessem. O que parecia simples e despretensioso se tornou um enorme peso quando ele se vê obrigado a utilizar seus poderes para fins militares. O problema é que, além de ele odiar guerras, o feiticeiro está lutando ao lado de dois reinos rivais, que solicitaram seus serviços cada para uma das muitas identidades de Howl.
Podemos ver o cuidado que o diretor dá as mais simples passagens do filme não só impressiona, mas muito cativa. Cada personagem é moldado para uma finalidade própria, todo ali tem sua importância na historia. Não posso dar mais detalhes, pois seria spoiler, então terão que assistir e ver o que acontece com cada personagem.
O filme nos deixa uma lição e tanto, escolher sonhar e viver, não caindo diante das dificuldades e lembrando sempre que existe um castelo animado dentro de cada um de nós, cheio de complexos, mas sempre disposto a seguir caminhando em frente, seja no bom e velho jardim onde crescemos e aprendemos ou na Terra Vazia, que não será mais tão vazia após você chegar lá.
Existe o livro, no qual quero muito ler e gente essa foi minha dica de hoje, espero que tenham gostado e até sábado que vem beijos. 

2 comentários:

  1. Oi, Isa!
    Esse eu ainda não assisti! Acho que do Miyazaki só vi A Viagem de Chirriro, já viu? MUITO BOM!
    A dica tá anotada aqui, hora que minha internet colaborar eu vou ver!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaiozito, não vi este filme, vou dar uma olhada, obrigada pela dica.
      kkkkkkk , internet na caverna é tenso.
      Beijos

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram