sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Conhecendo Clarice - Parte I

Oi pessoal, recentemente falei dos meus projetos aqui no blog para este ano e um deles foi o Conhecendo Clarice (link aqui), aqui tem tudo explicadinho e que a primeira parte consiste em ler os 10 primeiros capítulos. Como sabem não estou sozinha nesse projeto, estou com a Thami que fez suas primeiras impressões que você pode conferir em vídeo aqui, e tem também a Jeni.


A obra que estou lendo é do autor Benjamin Moser que se dá o título Clarice, que foi publicado pela Cosac Naify e esta simplesmente esgotada, uma pena, pois queria comprar.

Eu não sou de ler biografias, para falar a verdade essa é a primeira na qual me aventuro e até agora não me decepcionei. O autor começa nos apresentando Clarice e em seguida anuncia sua morte e com isso nos mostra vários trechos de pessoas que a admiravam não só como escritora, mas como mulher o que me passou a impressão dela ser linda e realmente é se observar as fotos.
“Sou tão misteriosa que não me entendo”

Uma das melhores definições que achei até agora sobre Clarice, ela meio que tinha a necessidade de omitir certos fatos da sua vida, e inventar certas historias, como por exemplo, que idade veio para o Brasil, que idade tinha quem eram seus pais. Sim o autor começa a historia meio que de traz para frente, subverte o tempo, mescla elementos, faz ligações entrecortadas que eu carinhosamente chamei de ordem clariceana.
Pois depois de nos apresentar essas partes da Clarice ele nos remete a relatos da irmã mais velha Elisa que escreveu um livro sobre a família Lispector. E é ai que somos levados para a Ucrânia, levados para Guerra Mundial, Guerra Civil Russa, para a extrema miséria, para o sofrimento de muitas pessoas, especialmente os judeus.

“Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia”.

A família Lispector consistia em cinco pessoas, Pedro (pai), Mania (mãe), Clarice, Tania e Elisa. O autor nos conta como foi a viajem deles para o Brasil, no meio dessas guerras e no meio da historia dos Lispector temos um lado histórico no qual me fascinou, tanto quanto a vida da família.
Benjamin fez questão de nos mostrar como o povo sofreu especificamente os judeus que viviam migrando de cidade em cidade para não serem mortos, os Lispector não estavam mais em casa, estavam num território inimigo, pois eram judeus, em alguns momentos eu diria até que foi uma pobreza extrema o que viveram.
Mas tudo poderia mudar se fossem para o Brasil, no meio dessa jornada para fugir do país veio Clarice ao mundo, deixando sua mãe ainda mais doente do que já estava. Chegando ao Brasil, achando que iriam melhorar de vida, tiveram que lidar com o desprezo dos parentes, por estarem morando de favor.
Pedro o homem da família (o qual me cativou e me ganhou de todas as formas) batalhava arduamente para poder mudar a situação, as filhas uma cuidava das outras, mas Elisa tinha que cuidar da mãe extremamente doente.
E eu digo o sofrimento não acaba viu, eu fiquei horas chocada com o que Pedro e Mania fizeram por essa família, para poderem sobreviver e para poderem dar um futuro melhor para as filhas. Quando as coisas começavam ficar bem vinha algo trágico e acontecia, seja na família, seja no Brasil, pois naquela época era tudo muito conturbado.
E no meio de acontecimentos históricos, no Brasil e no mundo, essas três mulheres cresceram e viveram suas vidas. Trazendo consigo sempre as lembranças amargas, tristes do que viveram principalmente Elisa, por ser a irmã mais velha.

“Quando eu aprendi a ler e a escrever, eu devorava os livros! Eu pensava que livro é como árvore, é como bicho: coisa que nasce!”

Nesses primeiros capítulos é isso que conheci uma Clarice com uma historia de vida penosa, mas a vida com sorte lhe sorriu depois de tudo que passou na infância. Uma Clarice que amava as irmãs, os pais, uma Clarice que deu a cara a tapa para conseguir ser escritora pois os últimos capítulos nos apresenta suas primeiras obras e que em todos os personagens tinha um pouco dela, de sua vida.
Me segurei para não continuar lendo, é uma biografia envolvente, com idas e vindas de historias e acontecimentos, mesclando passado e presente da vida dessa mulher na qual me apaixonei. 

No entanto, o que terminei sendo, e tão cedo? Terminei sendo uma pessoa que procura o que profundamente se sente e usa a palavra que o exprima”.

 E amores a próxima discussão ocorre somente dia 03/02 até lá pretendo ler algum livro da autora e trazer a resenha para vocês. 

6 comentários:

  1. Olá Isa!
    Ainda não li nada da Clarice e agora depois dessa sua postagem me pergunto o motivo.
    Eu adorei as citações, Clarice me parece ser uma mulher de personalidade mercante e alma indomável, preciso ler algo dela o quanto antes!
    Força no projeto, pois quero conhecer Clarice através de vocês 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luke, uma pena que não pode ler conosco.
      Mas Clarice é uma mulher com essas características que tu disse ai sim.
      Obrigada pelo apoio e vamos ler Clarice. haha
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Isa!
    Infelizmente não deu para eu participar do projeto junto com vocês, mas com certeza vai ser ótimo acompanhar cada postagem <3
    Amo as citações de Clarice, mas nunca li nenhum livro dela e espero poder mudar isso em breve.
    Beijos e sucesso com o projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercita, uma pena não poder ter participado.
      Mas quando puder leia algo dessa mulher, por favorzinho.
      Obrigada pelo carinho, beijos

      Excluir
  3. Estou amando a leitura, Isa!
    Eu tinha esquecido como era bom ler biografias.
    Acho massa saber da vida dos autores que gostamos. E ler Clarice me despertou o desejo voltar a ler outras biografias.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeni, eu estou amando essa aventura em ler biografia. Comecei com o pé direito.
      Quem sabe assim como você não me aventuro em outras num futuro?!
      Beijos

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram