terça-feira, 6 de outubro de 2015

Resenha - O Hobbit

Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano: 2013
Páginas: 306
Editora: Martins Fontes
Onde Comprar:  Submarino // Saraiva // Americanas
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥  Favoritado!

Sinopse: Um grande clássico moderno e prelúdio de O Senhor dos Anéis.
Bilbo Bolseiro é um Hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

O que falar deste livro que comprei por um preço super em conta, e me ganhou assim que chegou aqui em casa e vi que era cheio de ilustrações do próprio Tolkien e era capa dura.  Morri de amores, quem me acompanha no ig do blog, viu várias fotos deste livro por lá.

Este livro foi meu primeiro contato com Tolkien até porque quero seguir a ordem cronológica simples para ler que segundo este site seria:

1-     O Hobbit
2-    O Senhor dos Anéis
3-    O Silmarillon
4-    Os Filhos de Húrin

Como qualquer hobbit, Bilbo leva uma vida simples e sem muitos acontecimentos interessantes. Até que um dia, ele é surpreendido pelo mago Gandalf convidando-o para participar de uma grande aventura com a companhia de treze anões liderados por  Thorin Escudo de Carvalho, herdeiro do Trono da Montanha Solitária.

Eis que o pequeno hobbit fica indeciso ir ou não se aventurar, largar a comodidade do seu lar valerá apena? E é ai que tudo começa.

A narrativa de Tolkien é extremamente descritiva, fazendo com que o leitor se sinta dentro da história, passando por todas as aventuras junto com os personagens. Sem falar que é um livro razoavelmente fácil de ler. Adorei os mapas que vem no livro, pois nos ajuda a se localizar conforme a historia acontece. Nesse sentido, há outro aspecto de Tolkien que eu admirei muito: ele criou e imaginou os lugares da Terra-Média e os descreve com uma realidade impressionante.  A maneira como a aventura foi se desenvolvendo e todas as pequenas aventuras a serem enfrentadas no caminho foram bem envolventes. Eu queria saber o que iria acontecer e como tudo iria terminar.

Adorei o livro de inicio ao fim, foi uma grata surpresa para quem gosta de fantasia eu recomendo, pois não tem muita enrolação, é cheio de aventuras, com uma escrita tocante, enfim, tudo o que eu admiro em um livro.

E sobre os filmes, claro que há acontecimentos fiéis ao livro, como não há. Mas nem por isso deixarei de amar os filmes, foi bom conhecer a verdadeira historia. 

8 comentários:

  1. OI ISAAAAAAAAAAAAAA
    Primeiro: O HOBBIT <3
    Segundo: SMAUG <3
    Terceiro: Impossível ler e não favoritar! Com certeza um dos melhores livros de fantasia já escrito u.u Só acho o livro muito pequeno, apesar de acontecer muita coisa.
    Quarto: GANDALF <3
    Quinto: Tchau!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Homem das Cavernas, pois é és pequenino de mais, mas acho que Tolkien soube trabalhar direitinho com tudo, sem faltar nada. E não tem como não favoritar!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Isa, parabéns pela resenha...eu ainda vou ler algo de Tolkien, mas não sei porquê a leitura nunca flui, comecei várias vezes 'A sociedade do anel', só que nunca consegui levar a leitura a diante :(

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, obrigada. Ouço muita gente falar isso, mas eu particularmente adorei a escrita dele e se for todos os livros assim vai ser ótimo.
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei a resenha. Já tentei ler antes, mas de primeira vez não rolou, mas darei uma nova chance. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse livro, a história é ótima! Cheia de detalhes e não dos cansativos e sim aqueles que realmente você entra na história!
    Pretendo ler os próximos também. Na mesma ordem rs
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Dri, é um livro maravilhoso. Vamos sim ler as outras obras !
      Beijos

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram