terça-feira, 18 de agosto de 2015

Resenha - Extraordinário





Título: Extraordinário
Autor: R.J.Palacio
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Americanas // Submarino
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥  Favoritado!
Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positiva, que vai tocar todo tipo de leitor.



“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. “
Pág.55


Esse livro primeiro me chamou atenção pela capa, depois pela sinopse e por fim resolvi comprar, pois me identifiquei tenho uma deficiência não tanto quanto o personagem, mas tenho. E sei o quão é difícil não ser “normal” nos dias de hoje o quão é difícil enfrentar os olhares, os apelidos, as perguntas.

Mas vamos ao livro, August é um personagem lindo, às vezes tive vontade de brigar com ele, mas eu o entendo e sei que tem horas que tudo nos cansa e dá vontade de surtar de vez. Hahaha.

É um livro profundamente tocante e extraordinariamente lindo, ele traz uma história melancolicamente perfeita. É muito difícil externar tudo o que eu senti quando terminei a leitura. Como não querer abraçar o Auggie?! Como não querer dizer que tudo ficará bem, independente do que as pessoas pensam?! Ele é daqueles personagens impactantes, que nos fazem ficar sem palavras. Um garoto extraordinário, cercado por pessoas extraordinárias, como uma vida extraordinária. Até o momento que sua mãe começa a cogitar a possibilidade de ele começar a frequentar uma escola comum.

August – ou simplesmente Auggie – nunca frequentou uma escola. Dentro do casulo criado por seus pais e sua irmã, o garoto aprendia em casa e tinha receio de ser uma pessoa comum, pelo simples fato das pessoas não o verem de forma comum. O motivo para tal é uma síndrome genética que deixou o garoto com uma deformidade facial.

Com um novo desafio pela frente – enfrentar todas as pessoas de sua nova escola – o garoto teme a reação de todos. Mesmo tendo apenas dez anos, ele já viveu o bastante para sentir na própria pele o que é ser diferente quando ser comum é tudo o que você mais quer.

E nada realmente parece ser diferente no ambiente escolar. Parece que todos o temem pelo simples fato dele fugir dos padrões de ‘normalidade de um rosto’. Então chega a Summer. Uma das poucas e únicas pessoas que parece fechar os olhos para aparência do menino e enxergar o enorme coração que se esconde atrás daquele rosto. Ousada, a garota vai contra todos e resolver ser amiga do August.

Muitos são os problemas que surgem: a questão da não interação e não aceitação das crianças do Auggie, o amor infinito que sua família e amigos – e a Summer – depositavam nele, e o fato do garoto querer e tentar imensamente ser somente ele: August Pullman, um garoto que mesmo tendo de enfrentar inúmeras barreiras, só queria ser notado como mais um, e não o um. 


O livro é narrado por vários personagens, adorei isso. Pois podemos ver o ponto de vista de cada um a respeito da historia. É uma leitura que te envolve do inicio ao fim, eu me emocionei, eu dei risadas, eu senti como é ser o Auggie. 


“Seus feitos são seus monumentos.”

Pág. 72


Este livro é um convite para fecharmos os nossos olhos diante de algo que parece diferente, e abrirmos nosso coração e acolher as diferenças. Super recomendo.


20 comentários:

  1. Esse livro... ESSE LIVRO é a coisa mais fofa! Acho que também é um grande ensinamento. AMO! Se você ainda não leu "O Capítulo de Julian" leia <3 É um amor também viu??

    Ótima resenha!

    Bjs
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy, ainda não li mas está na minha listinha. Esse livro é divo, nos deixa sem palavras, obrigada.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Cara, esse livro é lindo! Todo mundo que lê ama! Um dos meus favoritos! Todo mundo deveria ler! Gostei muito da resenha! :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Vitor, deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Obrigada
      Abraços

      Excluir
  3. Sou apaixonada por "Extraordinário". Algumas pessoas dizem que não viram nada de mais nesse livro...que ele é muito simples. E é exatamente essa a beleza do livro. A simplicidade com que o assunto é passado e as lições que aprendemos e carregamos para a vida. Pretendo lê-lo novamente em breve.

    Beijo, Isa.
    Psicose Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Luana, pretendo ler os outros livros dela. É aquela coisa o simples se torna lindo.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, nossa que vergonha, achou que sou uma das únicas pessoas do mundo literário que nunca leu esse livro, preciso lê-lo o mais rápido possível.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, hahaha. Não se culpe, ainda da tempo de ler e se apaixonar (:
      Beijos

      Excluir
  5. Oi!
    Eu quase não li esse livro. Pensava nele como mais do mesmo, mas me enganei completamente. Está entre meus favoritos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, ainda bem que leu ein, já pensou ter deixado passar este livro incrível ? Seria trágico, haha. Beijos

      Excluir
  6. Todo mundo fala do desse livro e eu ainda nem coloquei as mãos nele! Eu quero muito ler ele, está em uma das minhas prioridades e eu vou comprar assim que for a bienal!

    Beijos,
    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, ainda da tempo menina, e espero que assim que ler . Goste tanto quanto eu .
      Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. é esqueci de acrescentar isso na resenha, haha. Comprar lencinhos porque emociona de verdade,

      Excluir
  8. Isa, você acredita que tenho ele ali e ainda não o li?! :(
    Depois de ler sua resenha, tô até me sentindo mal de não ter lido ainda kkkk =[
    Espero arrumar um tempinho para fazer essa leitura e gostar tanto quanto você!
    Ótima resenha!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, Não creio não, ta na hora dona mocinhaa. Esta perdendo uma leitura linda *-*, assim espero que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  9. Esse livro é extraordinário. Não há melhor título. Todo mundo deve ler pelo menos uma vez na vida.

    ResponderExcluir
  10. Sempre enrolo para comprar esse livro, acho que ele é um daqueles livro que você se apega, se emociona.
    beijos,colhendosonhos

    ResponderExcluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram